data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Após uma intensa pressão do setor de bares e restaurantes, o governado Eduardo Leite (PSDB) anunciou que os locais poderão voltar a receber clientes de forma presencial durante a noite. apenas de segunda a sexta-feira. Durante o final de semana, os estabelecimentos continuam fechados no período noturno. Em Santa Maria, segundo a Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Agência de Viagens (Ahturr), empresários do setor já sofreram um prejuízo de R$ 13,7 milhões de reais somente neste ano em função das medidas restritivas. Além disso, segundo a associação, cerca de 230 funcionários foram desligados.
Quatro lotes da CoronaVac renderam 10% menos doses que o esperado
_ Vamos ganhar um fôlego durante a semana. Até as 22h, ao menos, mudar um pouco o cenário que a gente se encontra, porque ganhamos quatro horas. Já deu um novo ânimo _ relata o presidente da Ahturr, Emerson Nereu.
Entretanto, a restrição do trabalho presencial no período noturno durante o final de semana ainda é questionada.
- Também temos muitos restaurantes que têm muito movimento durante o final de semana, como é o caso d Quarta Colônia, por exemplo. Então, nós vamos trabalhar para mudarmos isso - enfatiza Nereu.
Projeto Zelo da UFSM lança campanha de doações a partir de R$ 1
Ao anunciar as medidas mais brandas em transmissão ao vivo, o governador relatou:
- Vinte e cinco por cento de ocupação não vai fazer nenhum dono de restaurante ficar rico. Mas, da o mínimo de subsistência.